Como o programa de fidelidade de restaurantes aumenta suas vendas

Na indústria de restaurantes altamente competitiva de hoje, os clientes habituais são cruciais para o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio.

Com o surgimento das tecnologias digitais, a criação e implementação de um programa de fidelidade de restaurantes para recompensar os clientes, fidelizar a marca e aumentar as vendas tornou-se mais acessível.

Por exemplo, plataformas de fidelidade, como a Fidelo, ajudam você a criar cartões de fidelidade digital e pontos de recompensa para membros fidelizados. Seus clientes podem armazenar e usar esses cartões digitais de fidelidade na Apple Wallet e Google Wallet sempre que estiverem em seu restaurante para acumular pontos de fidelidade e trocá-los por promoções e ofertas especiais.

Comece seu teste gratuito hoje para entender completamente como a Fidelo pode aumenta seu programa de recompensas.

Nesta postagem do blog, examinaremos mais de perto a importância de um programa de fidelidade de restaurante digital, explicaremos como funcionam os programas de fidelidade de restaurante, esclareceremos as diferenças entre programas de fidelidade tradicionais e digitais e discutiremos os benefícios de implementar suas ideias de programas de fidelidade de clientes.

Também discutiremos que tipo de programa é melhor para o seu restaurante e como a Fidelo pode aumenta suas vendas. Vamos começar com algumas informações essenciais.

A importância da fidelização do cliente na indústria da restauração

Fonte da Imagem: Pexels

A fidelidade do cliente é fundamental para a sobrevivência e o crescimento de um negócio de restaurantes. Ter clientes fiéis que sempre retornam aumenta sua receita e atrai novos clientes por meio de referências boca a boca.

Construir a fidelidade do cliente requer fornecer uma experiência excepcional ao cliente, desde a comida e serviço até a atmosfera geral.

Ao fortalecer o relacionamento com seus clientes frequentes, você pode receber feedback valioso que o ajuda a melhorar continuamente suas ofertas.

Investir na fidelização do cliente significa investir no futuro do seu negócio, e implementar um programa de fidelização de restaurantes é a etapa crítica do processo.

A diferença crucial entre programas de fidelização de clientes tradicionais e digitais

Os programas tradicionais de fidelização de clientes exigem que os clientes carreguem cartões de fidelidade de papel e os perfurem manualmente quando visitarem seu restaurante. Este sistema está sujeito a erros, pois os clientes podem facilmente perder ou esquecer os seus cartões de fidelidade, e requer tarefas administrativas adicionais, como manutenção manual de registros e gerenciamento de cartões.

Por outro lado, os programas de fidelidade digital usam dispositivos eletrônicos para rastrear golpes e recompensas e fornecer aos clientes uma experiência perfeita.

Os clientes podem acessar seu programa de recompensas com cartão digital por meio de seus celulares, eliminando a necessidade de cartões físicos. Isso torna mais fácil para os clientes acompanharem suas recompensas, enquanto você monitora o comportamento e os padrões de compra do cliente.

Além disso, os programas de fidelidade digital permitem o rastreamento de dados em tempo real, permitindo analisar e responder rapidamente às necessidades dos clientes. Ajuda você a tomar decisões informadas sobre o planejamento do cardápio, promoções e até mesmo o design de seus locais físicos.

O que podemos aprender sobre os programas de fidelidade de restaurantes com as estatísticas?

Muitas estatísticas fornecem informações sobre a eficácia dos programas de fidelidade em restaurantes. Vamos compartilhar alguns deles.

  • 57% dos clientes disseram que gastariam mais com comida em um restaurante se este tivesse um programa de fidelidade. ( Revista FSR )
  • 57% dos restaurantes oferecem programas de recompensas e fidelidade. Em comparação, 41% dos consumidores afirmam que os programas de fidelidade os incentivam a comprar em restaurantes. ( Inteligência interna )
  • 47% dos clientes agora usam pelo menos um programa de fidelidade. ( Restaurante Mergulho )
  • 75% dos clientes de restaurantes com serviço de mesa utilizam programas de fidelidade, assim como 60% dos clientes QSR. ( PIMNTES )
  • Com uma taxa de adesão de 54,7%, os millennials (24-39) são os maiores utilizadores, seguidos pelos 32-41 anos (54,5%). Mais de 48% da Geração X (40–55) são membros de programas de fidelidade do setor de restaurantes. ( Marketing R3 )

Concluindo, a situação dos programas de fidelidade de restaurantes é forte, com muitos clientes participando de programas de fidelidade. As estatísticas indicam claramente que investir num programa de fidelização de clientes é essencial para o sucesso dos restaurantes a longo prazo.

Os benefícios de implementar um programa de fidelidade em restaurantes

Implementar um programa de fidelidade em restaurantes pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Vamos discutir os mais importantes.

Diferenciando-se dos concorrentes

É mais provável que os clientes escolham um restaurante que os recompense pela sua lealdade do que um que não o faça. Seu programa de fidelidade eficaz se tornará o ponto de venda exclusivo que permitirá que você se destaque com os benefícios do programa, se diferencie de outros restaurantes e faça seus clientes felizes.

Custos reduzidos de marketing e aquisição

Um programa de recompensas também pode ajudar a reduzir seus custos de marketing e aquisição. Ao reter os clientes existentes, você pode reduzir o dinheiro necessário para atrair novos clientes.

Programas de fidelidade de restaurantes bem-sucedidos oferecem uma riqueza de dados sobre o comportamento de compra de seus clientes, permitindo que você crie campanhas de marketing altamente direcionadas e economize seu orçamento de publicidade.

Planejamento e previsão de menu aprimorados

Você pode obter informações valiosas sobre os itens de menu mais populares rastreando as compras dos clientes, ajudando você a tomar melhores decisões sobre o que servir e quando. Aumenta a eficiência e reduz o desperdício de alimentos, melhorando seus resultados financeiros.

Maior repetição de negócios e maior valor médio de transação

Quando os clientes se sentem valorizados e apreciados, é mais provável que voltem ao seu restaurante.

Os membros do programa de fidelidade gastam mais dinheiro em cada transação. Eles se sentem investidos em seu restaurante e estão procurando maneiras de ganhar pontos de bônus e maximizar suas recompensas. Como resultado, você pode ver um aumento notável no valor médio das transações de seus clientes.

Ajuda você a criar um negócio mais sustentável e a gerenciar melhor seu fluxo de caixa e receitas futuras.

Construindo uma reputação sólida e um boca a boca positivo

As melhores ideias para programas de fidelidade e uma estrutura de recompensas otimizada também podem ajudá-lo a construir uma reputação sólida e um boca a boca positivo.

Ao tratar bem seus clientes e recompensar sua lealdade por cada real gasto, você pode criar um exército de clientes satisfeitos que divulgarão seu restaurante para amigos e familiares.

O boca a boca positivo é uma das formas mais eficazes de marketing e é grátis!

Coletando dados e feedback valiosos do cliente

Com programas de recompensas, você pode obter informações valiosas sobre o que seus clientes gostam e não gostam em seu restaurante.

Você pode usar o feedback do cliente para abordar áreas que precisam de melhorias, como velocidade do serviço, ou para adicionar novos serviços ou recursos solicitados pelos clientes.

Você também pode descobrir que um tipo específico de recompensa ou oferta especial é particularmente atraente para seus clientes e usar essas informações para criar promoções futuras.

Qual é o melhor tipo de programa de fidelidade de restaurante?

Não existe uma resposta única para esta pergunta, pois o melhor tipo de programa de fidelidade de restaurante dependerá de seus objetivos de negócios específicos e da demografia do cliente.

Alguns programas comuns de fidelidade em restaurantes incluem

  1. Programas baseados em pontos: os clientes ganham pontos a cada compra que fazem, que podem posteriormente resgatar por recompensas exclusivas, como descontos, itens de menu gratuitos ou promoções especiais.
  2. Programas baseados em níveis: os clientes sobem de nível ou de nível com base nos gastos, com cada nível oferecendo recompensas e benefícios adicionais.
  3. Programas de cartões  os clientes recebem um cartão digital que podem carimbar ou marcar cada vez que compram. Depois de receberem um número específico de selos ou marcas, eles recebem recompensas gratuitas.
  4. Programas baseados no celular os clientes usam um aplicativo móvel para rastrear suas recompensas, ganhando pontos ou benefícios, como refeições gratuitas ou sobremesas gratuitas em suas compras e outras ações.

Cada um desses programas tem suas vantagens e desvantagens, cabendo a você determinar qual tipo será mais eficaz para o seu restaurante.

Porém, além de escolher o melhor programa de fidelidade para o seu restaurante, você deve considerar a plataforma certa de fidelização de clientes para criar, gerenciar e promover seus cartões de fidelidade do restaurante .

Cinco ideias de recompensas para impulsionar o programa de fidelidade do seu restaurante

As recompensas são um componente essencial de qualquer programa de fidelidade. Aqui estão cinco ideias de recompensas que podem aumentar seu sucesso:

  • Refeição ou sobremesa grátis na compra
  • Descontos em visitas futuras
  • Acesso antecipado a eventos ou promoções especiais
  • Acesso a itens exclusivos do menu
  • Cartões-presente para compras regulares

Definir recompensas pode ser um processo divertido e criativo, especialmente quando você tem todos os dados necessários para tomar uma decisão informada. A Fidelo será seu verdadeiro aliado ao longo do caminho.

Próximas etapas para o seu programa de fidelidade de restaurante

Implementar um programa de fidelidade com a Fidelo é uma ótima maneira de aumentar a fidelidade do cliente e impulsionar novos negócios.

Com nossa plataforma de fidelidade, criar e promover seu programa, digitalizar cartões de Fidelidade digital de clientes, emitir recompensas e medir o sucesso será muito fácil.

Então, se você está pronto para começar a construir uma base de clientes fiéis, inscreva-se na Fidelo hoje mesmo!

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